Foto: Divulgação (Susepe)
Trinta agentes da região da 2ª Delegacia Penitenciária Regional da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) participam do curso de Noções Básicas de Inteligência Prisional, nesta quarta-feira, em Santa Maria. O treinamento acontece na Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) ministrado pelo Escola dos Serviços Penitenciários da Susepe. Os servidores terão 10 horas aula gratuitas e receberão certificados.
A formação tem como objetivo preparar os agentes para utilizarem informações do dia a dia das casas prisionais para contribuir com ações da própria Susepe e dos demais órgãos de segurança, como Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Federal.
- Às vezes até um bilhete na parede de uma sala pode ser um elemento para ser utilizado pelos departamentos de inteligência. Por isso falamos de questões como transferência de preso, análise do perfil do apenado, o que deve ser preservado, por exemplo - explica o delegado penitenciário Anderson Prochnow.
Os servidores treinados são integrantes do Grupo de Intervenção Regional (GIR), que atuam em revistas planejadas nos estabelecimentos prisionais, motins e rebeliões.